Primeiros passos no Jidoka


O Jidoka é um dos pilares do Sistema Toyota de Produção. Sua essência é a detecção de defeitos de produção, com uso de ferramentas de automação. Como parte do Sistema Toyota, seu objetivo é a eliminação de perdas e desperdícios no processo produtivo. 

Contudo, o Jidoka além de detectar defeitos, também auxilia na investigação do defeito e conseqüentemente na definição da causa raiz. Assim sendo, o Jidoka possui 4 passos: 

1. Detectar o defeito: O produto não está dentro dos critérios definidos. No caso do Software, ele não atende os critérios de aceitação; 

2. Parar: A célula de produção ou a linha de produção para. Nesse ponto, é muito semelhante a Build “quebrar” e o time ou quem solicitou a Build parar para investigar o problema. Essa etapa é bem importante, pois ao parar de produzir itens com possível problema, evitamos que o custo de correção aumente (Regra 10 de Mayers); 

3. Corrigir: Caso seja realmente um problema, o time documenta o problema e começa a trabalhar na solução. Nesse ponto podemos imaginar exemplos como: um código com defeito foi commitado, ou uma referência não foi para o servidor. Uma vez corrigido o problema, voltamos a produzir; 

4. Investigar e Causa Raiz: Nessa etapa, por meio de técnicas como “Os 5 Porquês” ou Diagrama de Ishikawa, procuramos entender porque tivemos um problema/defeito/anomalia. Após a análise da Causa Raiz, nossa base de conhecimento está completa. Toda investigação deve ser documentada e estar acessível para o time de trabalho; 

Completando com sucesso os 4 passos do Jidoka, e compartilhando esse conhecimento, é possível que não tenhamos mais o mesmo problema ocorrendo. Assim, nosso produto final se torna mais confiável, nosso custo de produção se torna menor e nossa solução Jidoka atende sua finalidade. 

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